quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pós Universidade

Olá amigos.
Venho nessa postagem falar sobre os desafios de um recém formado, que não são poucos.
Quando todo mundo diz que a experiência do profissional é fator decisivo na hora de assinar o contrato de admissão, eu também digo o mesmo.
Falo por mim, que a universidade contribuiu para minha formação profissional, mas também afirmo que foram deixadas inúmeras lacunas no processo de formação profissional.
Digo neste espaço, que grande parte dos ensinamentos repassados na cadeiras de graduação deixam a desejar, pois estão amplamente desatualizados, se defrontados com as demandas atuais por conhecimento no mercado de trabalho.
A maioria dos professores se preocupa em exercer funções que estão voltadas somente a pesquisa pura, deixando de lado o aluno que tem interesse de trabalhar.
Chegando no mercado de trabalho, o profissional recém formado se defronta com um enorme número de informações que nunca foram tratadas pelos professores e são fundamentais para o exercício da profissão.
Parece que a universidade é um mundo fechado, desligado da sociedade e suas demandas reais.
Não nego a importância da pesquisa pura, pois ela tem o papel de trazer novas soluções que contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico, mas será que a formação do profissional não é deixada de lado?
A universidade tem o papel de formar profissionais capacitados, com habilidades de exercer funções que são demandadas no mercado de trabalho, e o que se percebe é que os egressos sentem dificuldades no exercício profissional.
Na maioria dos casos relatados por colegas que se formaram, é que os empregadores tem uma visão de que podem contar com o conhecimento do egresso para exercício de funções de maneira normal e eficiente, mas acabam tendo que auxiliar com treinamento e capacitação para que o novo trabalhador possa realizar suas atividades de maneira satisfatória.
A principal dificuldade encontrada pelos egressos, dentre os quais cito a mim mesmo, é que muitas atividades presentes no novo local de trabalho estão muito mais evoluídas do que foi apresentado nas cadeiras da universidade. Outra lacuna encontrada é a dificuldade na tomada de decisão, de como se devem proceder as atividades propostas.
 Mas com esforço e dedicação creio que tudo tome um rumo adequado.
Vamos trabalhar....