quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pós Universidade

Olá amigos.
Venho nessa postagem falar sobre os desafios de um recém formado, que não são poucos.
Quando todo mundo diz que a experiência do profissional é fator decisivo na hora de assinar o contrato de admissão, eu também digo o mesmo.
Falo por mim, que a universidade contribuiu para minha formação profissional, mas também afirmo que foram deixadas inúmeras lacunas no processo de formação profissional.
Digo neste espaço, que grande parte dos ensinamentos repassados na cadeiras de graduação deixam a desejar, pois estão amplamente desatualizados, se defrontados com as demandas atuais por conhecimento no mercado de trabalho.
A maioria dos professores se preocupa em exercer funções que estão voltadas somente a pesquisa pura, deixando de lado o aluno que tem interesse de trabalhar.
Chegando no mercado de trabalho, o profissional recém formado se defronta com um enorme número de informações que nunca foram tratadas pelos professores e são fundamentais para o exercício da profissão.
Parece que a universidade é um mundo fechado, desligado da sociedade e suas demandas reais.
Não nego a importância da pesquisa pura, pois ela tem o papel de trazer novas soluções que contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico, mas será que a formação do profissional não é deixada de lado?
A universidade tem o papel de formar profissionais capacitados, com habilidades de exercer funções que são demandadas no mercado de trabalho, e o que se percebe é que os egressos sentem dificuldades no exercício profissional.
Na maioria dos casos relatados por colegas que se formaram, é que os empregadores tem uma visão de que podem contar com o conhecimento do egresso para exercício de funções de maneira normal e eficiente, mas acabam tendo que auxiliar com treinamento e capacitação para que o novo trabalhador possa realizar suas atividades de maneira satisfatória.
A principal dificuldade encontrada pelos egressos, dentre os quais cito a mim mesmo, é que muitas atividades presentes no novo local de trabalho estão muito mais evoluídas do que foi apresentado nas cadeiras da universidade. Outra lacuna encontrada é a dificuldade na tomada de decisão, de como se devem proceder as atividades propostas.
 Mas com esforço e dedicação creio que tudo tome um rumo adequado.
Vamos trabalhar....

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Saber beber, ato de beber e seus motivos.

Créditos da imagem:giselledefigueiredo.blogspot.com

   Não escrevo aqui para criticar quem bebe ou é alcoólatra,muito menos para incentivar as pessoas a beberem mais ou menos.
    Venho ocupar este espaço para compartilhar dúvidas e informações sobre quais os principais motivos que levam as pessoas a ingerirem bebidas alcoólicas.
    Existem pessoas que alegam que bebem para esquecer problemas ou mágoas,enfrentar momentos de tristezas,desilusões e decepções amorosas.Existem também os que bebem para comemorar algo de bom que aconteceu na vida,comemorar uma data ou uma festa.
    Também existem pessoas que bebem por exibição,para se encorajar devido a uma forte insegurança no seu estado de sã consciência, e sempre tem aqueles que usam o álcool para fazer ou falar tudo o que teriam vontade mas não teriam coragem em sã consciência ,mas após alguns goles....
    De modo geral todas as pessoas que ingerem bebida alcoólica tem um motivo,seja pessoal,comemorativo ao próximo ou outros motivos de ordem psicológica.
Mas o fato é que muitas pessoas não sabem beber,e como dizem e é fato, ''quem não sabe beber,beba leite''.
    Existe também uma música que diz o seguinte:''Eu bebo é pra ficar mal ,se fosse para ficar bom eu tomava remédio''.Quer beber para fical mal,fique mal sozinho,não interfira ou prejudique a vida de outras pessoas ocupando espaço nos hospitais para curar seus ''pileques'' e ''porres'',matando ou ferindo inocentes no trânsito,ocasionando brigas nas comemorações através de alterações de humor ou coragem.
   O fato de saber beber é poder contemplar o que há de bom em uma bebida,saber diferenciar uma bebida boa de uma bebida ruim,e quais os limites quantitativos  para ingestão dessa bebida e suas possíveis conseqüências.
   As bebidas alcoólicas afetam diretamente os sentidos das pessoas,e os despreparados cometem danos de pequenas a grandes proporções em si mesmo e na sociedade.
  Em anúncios e comerciais na mídia,sempre se diz:''beba com moderação'';e fica a dúvida:o que é moderação?Não sabe ainda?Então tem que aprender!
  Antes de ingerir bebidas alcoólicas procure se informar sobre o que está bebendo e a maneira que bebe,afinal isso faz parte da nossa vida,em comemorações ou em decepções e sempre podem trazer um efeito positivo ou negativo.
                                               ''Saber Beber.''

sexta-feira, 4 de março de 2011

Site para rir da verdade exagerada:Desciclopédia.org

Navegando pela internet você descobre inúmeras coisas,entre as quais artigos da Desciclopédia.
Vamos ver alguns trechos de artigos citados no http://desciclopedia.org.
Artigo sobre Santa Maria:


Santa Maria é uma cidade na região central do Rio Grande do Sul, localizada em uma região que, geograficamente, classifica-se como uma depressão, embora todos saibam que trata-se de um buraco, absurdamente quente no verão e gelado no inverno. Cabe ressaltar que, na verdade, Santa Maria é a união de três cidades independentes, e que não vão muito uma com a cara da outra, que são Camobi, Tancredo Neves e Santa Maria em si. Todo mundo sabe que a primeira é a mais importante, já que a UFSM e a Base Aérea localizam-se lá, fazendo com que os ônibus andem abalroados de gente vindo do centro, fazendo com que uma simples ida à aula faça com que experimentemos sensações bastante profundas ou alguns dedos marcados na cara por uma simples encostada acidental. É uma cidade globalizada, moderna. Prova disso é o fato da proibição da abertura dos supermercados aos domingos, forçando a população local a ir em cidades das cercanias, como Itaara, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, e demais vilarejos, em busca de um saco de carvão e um quilo de costela.
http://desciclopedia.org/wiki/Santa_Maria_(Rio_Grande_do_Sul)


Artigo sobre a UFSM:


Universidade Federal de Santa Maria(Universidade Financiadora da Família Mariano da Rocha ou Universidade dos Filhos do Seu Mariano) , é a primeira universidade do centro de estado com uma base aéreaaos fundos de um hospital regional. Criada por um tal de José Mariano da Rocha, que num momento Eurekainventou a USM (Universidade do Seu Mariano). Controlada a maior parte do tempo por militares ditatoriais que surrupiavam estudantes socialistas no Opalão Preto. Mudou de nome com a morte do fundador, passando para UFSM.
UFSM tem como sua maior glória ser a primeira universidade federal do Brasil a ter esgoto a céu aberto nos dois lados da avenida que a ela dá acesso. Também é a única universidade brasileira em que as aulas contam com pausas regulares de 20 segundos para que os alunos possam apreciar o som de caças aterrisando ou dando razantes sobre a mesma.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Profissionais que serão mais requisitados segundo Jornal da Globo 08/02


E do que o Brasil mais vai precisar? Entidades de classe e especialistas ouvidos pelo Jornal da Globo apontaram alguns profissionais que devem ser disputados pelas empresas nos próximos anos:
Agrônomo
Engenheiro civil
De petróleo
Naval
De minas
Analista de sistemas
Gerente de projetos de tecnologia da informação
Engenheiro de software
Técnico ferramenteiro
Técnico em eletrônica
Técnico em logística
Técnico, guia, gerente e outros profissionais em turismo
Contador
Quem seguir essas carreiras terá emprego fácil?
“A chance é altíssima, é claro que ele tem que se mostrar um profissional competente. Quem quiser investir numa carreira de exatas, tem uma carreira bastante promissora nos próximos anos aí no Brasil”, fala Bráulio Borges.
“A empresa não quer só o prêmio Nobel, o PHD, ela quer também o técnico, o tecnólogo e esses profissionais são formados nas escolas de ensino médio”, fala José Pastore.

Fonte:Jornal da Globo

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brasil: Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira

Amizade verdadeira

    É esta limitação humana que nos faz caminhar ao encontro do outro;
É esta limitação humana que nos faz menos egoístas, auto suficientes e mais humildes

     Em um mundo que se faz deserto teremos cada vez mais a necessidade de encontrar um amigo,um companheiro ou companheira para viver.
E o de que mais necessitamos na vida é de alguém que nos leve a realizar o que podemos e devemos fazer.
E é nisso que consiste a função do verdadeiro amigo.


Texto adaptado de Roque Schneider