quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mudança Climática?


Desde a Revolução Industrial (em torno de 1750), as atividades humanas têm substancialmente acrescentado quantidades consideráveis de gases do efeito estufa na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis e de biomassa (matéria viva, tais como vegetação) também resultou em emissões de aerossóis que absorvem e emitem calor, e refletem a luz.

A adição de gases de efeito estufa e aerossóis mudou a composição da atmosfera. As mudanças na atmosfera provavelmente vem influenciando temperatura, precipitação, tempestades e do nível do mar (IPCC, 2007). No entanto, estas características do clima também variam naturalmente, pois determinar que parte das alterações climáticas são devido à variabilidade natural versus atividades humanas é um desafio.

Concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera vão aumentar durante o próximo século, a menos que as emissões de gases com efeito de diminuir substancialmente em relação aos níveis atuais. O aumento das concentrações de gases com efeito de estufa são muito susceptíveis de elevar a temperatura média da Terra, a precipitação influência e alguns padrões de tempestade, assim como aumentar os níveis do mar (IPCC, 2007). A magnitude destas mudanças, porém, é incerta.